pessoas e mais pessoas de diferentes tipos e modos de ser |
Dessa vez, eu irei abordar um conhecimento teórico que pode lhe ser útil para o seu auto-conhecimento e que será uma prévia para uma habilidade que considero fundamental para um conquistador. Iremos falar sobre a sua personalidade. Você possui características que podem ser polidas como um diamante a fim de que venha a ter o sucesso que tanto deseja. O seu jeito de ser não lhe impede de aplicar o jogo de uma forma autêntica e genuína. Para tanto vamos falar sobre os vários tipos de personalidade e em qual você pode se enquadrar.
Para isso quero falar sobre uma teoria estabelecida por C.G Jung chamada teoria tipológica da personalidade. Entre nesse mundo sem preconceitos e aberto a novas formas de perceber uma dimensão que se expande diante de você. Lembrando que esses tipos podem ser variáveis e tem suas forças e fraquezas em determinadas situações.
Temos inicialmente, a classificação de pessoas para a direção da energia em que ela direciona. Pessoas que direcionam a sua energia para o mundo externo, os eventos ao seu redor, podem ser consideradas como extrovertidas. Aquelas que direcionam essa energia para si mesmas, seus sentimentos e pensamentos são consideradas por Jung como introvertidas.
Há nesses dois tipos de direcionamento de energia, a função ou modo como elas operam. Tais funções podem operar externamente, no caso da extroversão, ou internamente, no caso da introversão. São 4 funções: Pensamento, sentimento, sensação e intuição.
Como formas de estabelecer julgamentos, temos o pensamento e o sentimento. O pensamento se volta para critérios lógicos, impessoais e objetivos. Já o sentimento se caracteriza pela tomada de decisões de acordo com julgamentos e valores próprios.
A sensação e intuição se constituem como forma de apreender informações. A sensação se refere à experiência direta, percepção de detalhes, fatos concretos, o que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar, sentir ou ouvir. Já na intuição, temos o processamento de informações em termos de experiências passadas, objetivos futuros e processos inconscientes. Tais pessoas intuitivas dão significado às suas percepções com tamanha rapidez que via de regra não conseguem separar suas interpretações dos dados sensoriais.
Essas 4 formas estão presentes no indivíduo em maior ou menor força de forma que haja um equilíbrio. Tem que haver uma função de que assegure que algo está aqui, de que estabeleça o que é, uma que se estabeleça do que é ou não apropriado e uma quarta que nos indique de onde veio e para onde vai. Uma função é totalmente desenvolvida, a outra parcialmente e por fim, as outras duas ficam reservadas em nosso inconsciente e a eficácia de ação é menor.
Logo as pessoas podem ter um modo de estar no mundo como extrovertidas ou introvertidas e possuir as 4 características acima. Para mais informações consulte http://mafiadodiva.tripod.com/CJUNG.html e para fazer um teste acesse http://www.inspiira.org/view/pt-br/100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário